Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ amplia prazo para pedir 3,17% da URV

    Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ampliou para cinco anos o tempo de prescrição do prazo para os servidores entrarem com processos que pedem um reajuste de 3,71%. O percentual é referente à perda salarial acumulada com a criação da Unidade de Referência de Valor (URV), em 1994, que funcionou como um índice dentro da implantação do Plano Real.
    A sentença foi dada numa ação que favoreceu um servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Nela, a Terceira Seção do STJ modificou um entendimento referente a esse prazo e concedeu o período de cinco anos para encaminhar o processo, a contar com a publicação da Medida Provisória (MP) nº 2.225
    -45, de setembro de 2001.
    Essa MP garante direitos e benefícios para o funcionalismo federal. Com a decisão, o STJ modificou o entendimento sobre a questão. Antes, a Justiça garantia um prazo de dois anos e meio para os interessados entrarem com a ação.
    Na prática, a medida do STJ garante a continuidade do processo desse servidor, que encaminhou a ação para pedir a correção em 2004. Ou seja, a medida estava dentro do prazo de prescrição, período de cinco anos de criação da MP.
    Na avaliação do STJ, a sentença abrirá precedentes para outras ações desta natureza e tramitação a Justiça de todo o país receberem o mesmo tipo de decisão. Para chegar a esse posicionamento, os ministros adotaram a mesma decisão usada pela Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU).

    Agência ANDIF
    Redação:
    defensase@andif.com.br
    Siga-nos:
    www.twitter.com/institutoandif

    • Publicações144
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações698
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-amplia-prazo-para-pedir-3-17-da-urv/2181285

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)